O procurador Augusto Aras, da Procuradoria-Geral da República (PGR), entrou com um pedido de investigação contra Ibaneis Rocha, governador afastado do Distrito Federal, nesta segunda-feira (9).
O pedido de investigação foi encaminhado de maneira sigilosa ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o tribunal que tem competência para apurar crimes cometidos por governadores em exercício.
O político do MDB foi afastado do cargo na madrugada nesta segunda-feira (9) por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após ataques de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro às sedes dos três poderes.
Na decisão, Moraes afirmou que o governador demonstrou descaso e que ele teve conivência com a organização dos atos golpistas.
Leia também: Em entrevista coletiva, Flávio Dino diz que “não há elementos” para extradição de Bolsonaro
“Absolutamente nada justifica a omissão e conivência do Secretário de Segurança Pública e do Governador do Distrito Federal com criminosos que, previamente, anunciaram que praticariam atos violentos contra os Poderes constituídos”, alegou o ministro.
Em nota, Ibaneis disse que respeita a determinação e irá aguardar "com serenidade" a decisão sobre a responsabilidade dos atos terroristas de ontem em Brasília.
REDES SOCIAIS