Durante a busca e apreensão na residência de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e secretario de Segurança Pública do Distrito Federal exonerado, a Polícia Federal (PF) encontrou uma minuta de decreto para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) instaurar estado de defesa na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A informação foi publicada pelo jornal A Folha de S.Paulo.
Segundo as autoridades, o documento tinha o objetivo de alterar o resultado das eleições presidenciais, que teve Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como vencer. Essa medida é considerada inconstitucional.
O documento estava no armário de Torres. Agora, a PF investigará as circunstâncias da elaboração da minuta.
As informações indicam que a proposta foi feita após a realização das eleições e teria objetivo de apurar abuso de poder, suspeição e medidas ilegais adotadas pela presidência do TSE antes, durante e depois do processo eleitoral.
Leia também: ONG Internacional de direitos humanos culpa Bolsonaro por atos terroristas e pede luta pela democracia no Brasil
Vale lembrar que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão de Torres na última terça-feira (10). Ele estava nos Estados Unidos e já anunciou que irá se entregar à Justiça.
REDES SOCIAIS