“A relação com a natureza terá que ser mediada pela economia”, diz Jorge Caldeira
Segundo o escritor, ainda é necessário planejamento estatal, mercado, transferência de renda e emprego
16/01/2023 23h17
O Roda Viva recebe, nesta segunda-feira (16), o escritor, cientista político, jornalista e editor Jorge Caldeira.
Especialista em personagens brasileiros, Caldeira escreveu sobre o Barão de Mauá, José Bonifácio, Noel Rosa e outros citados em obras como "Brasil: a história contada por quem viu", "101 Brasileiros que fizeram história" e "História do Brasil com empreendedores".
Em novembro de 2022, ele tomou posse na Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Lygia Fagundes Telles. Nos últimos anos, dedicou-se a analisar a questão ambiental. E em sua mais recente obra, “Brasil: Paraíso restaurável”, discute as potencialidades do país diante da economia verde. É a quinta participação dele no Roda Viva.
No programa, o escritor fala sobre como será a relação da economia e com a natureza no futuro. Segundo ele, é necessário: planejamento estatal, mercado, transferência de renda e emprego.
“Não há margem reduzida se você recebe dinheiro para fixar carbono, você precisa fazer o preço do carbono valer no Brasil. Plantar floresta precisa ser atividade econômica paga. Tem que fazer contrato, fixar uma quantidade de carbono, é a atividade econômica do futuro. Isso precisa ser pensado como atividade econômica, tem que ter prêmio para quem faz e punição para quem não faz. Tem que mudar a ideia de que a relação com a natureza não é mediada pela economia”, explica.
“A relação com a natureza terá que ser mediada pela economia, tem preço. Esta economia tem preço novo, não é um preço existente. Para construir precisa de planejamento estatal, mercado, transferência de renda, emprego e é o futuro do Brasil”, acrescenta.
Participam da bancada de entrevistadores Daniela Chiaretti, repórter Especial do Valor Econômico; Paula Miraglia, antropóloga e co-fundadora e diretora Geral do Nexo Jornal; o jornalista Jefferson Del Rios; Itamar Montalvão, editorialista do jornal O Estado de S. Paulo e João Villaverde, jornalista e professor de Administração Pública na FGV-SP. E tem, ainda, a participação do cartunista Paulo Caruso.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar ao vivo às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS