Notícias

Governo Bolsonaro liberou em média 26 armas por hora para CACs

Além disso, segundo dados do Anuário de Segurança Pública, o número de pessoas com certificado de CAC cresceu 474%


19/01/2023 06h27

O governo de Jair Bolsonaro (PL) concedeu, em média, 691 registros de novas armas por dia para CACs durante a gestão. Ao longo dos quatro anos, o grupo formado por caçadores, atiradores e colecionadores adquiriu 904.858 registros para compra de armas.

Esta é a primeira vez em que é divulgado o total de novas armas liberadas por Bolsonaro em todo o seu mandato, desde a posse, em 1º de janeiro de 2019, até dezembro de 2022.

Leia também: ‘Não houve inteligência’, diz presidente Lula sobre proteção contra atos golpistas em Brasília

Funai vai combater prática de arrendar terras em territórios indígenas e especialistas apoiam

Os registros representam a liberação de 26 armas por hora no país durante o mandato. Além disso, segundo dados do Anuário de Segurança Pública, o número de pessoas com certificado de CAC cresceu 474%, passando de 117, mil em 2018 para 673,8 mil até julho de 2022.

O último ano do governo Bolsonaro representa crescimento de 625% quando comparado com 2018, último ano do governo de Michel Temer (MDB). Os decretos assinados ao longo do mandato de Bolsonaro também facilitaram o acesso a armas. Depois de tomar posse, no dia 2 de janeiro, o presidente Lula (PT) revogou as normas sobre armas e definiu novas regras, dentre as quais a suspensão de novas concessões para CACs registrarem novas armas.

De acordo com especialistas, uma boa quantidade de armas compradas no mercado legal vai parar na mão de bandidos posteriormente. Além disso, acredita-se que o aumento da circulação de armas representa alto risco em um contexto de violência política crescente.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia