Notícias

Venezuela, Equador e Bolívia lideram índices de fome na América do Sul, afirma ONU

O relatório revela que a fome, a insegurança alimentar, o sobrepeso infantil e a obesidade adulta estão se agravando na região


19/01/2023 11h13

O número de pessoas que passam fome dobrou na América do Sul entre 2015 e 2021, passando de 17,2 milhões para 34,2 milhões, segundo o relatório Panorama Regional da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina, publicado nesta quarta-feira (19) pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Leia mais: Taxa de desemprego recua para 8,1%, menor porcentagem em mais de sete anos

A Venezuela registra a maior taxa de desnutrição de pessoas que não conseguem adquirir alimentos suficientes para atender às necessidades mínimas de energia alimentar por pelo menos um ano, com 22,9%, seguida pelo Equador (15,4%) e Bolívia (13,9%).

Na Colômbia, Paraguai, Peru e Suriname superou 8%. Em escala regional, 56,5 milhões de pessoas passaram fome no ano passado, 30,5% a mais do que antes da pandemia.

Em 2021, a insegurança alimentar, ou seja, a falta de acesso regular a alimentos suficientes, afeta 40% da população da América Latina e do Caribe, superando significativamente a média mundial (29,3%).

O relatório revela que a fome, a insegurança alimentar, o sobrepeso infantil e a obesidade adulta estão se agravando na região. Os únicos avanços recentes em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelos países membros da ONU para 2030 foram na área de amamentação de crianças menores de seis meses e retardo do crescimento infantil.

Leia também: Youtuber é preso após gravar assalto fake e mobilizar helicóptero e viaturas da PM

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia