Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

A cidade de São Paulo é a 33ª melhor do mundo, conforme o relatório “The World’s Best Cities” de 2023. A capital paulista avançou nos últimos rankings, já que alcançou 59º lugar em 2020 e 44º no último levantamento, em 2021. A análise é feita anualmente pela Resonance Consultancy, uma consultoria internacional levando em conta dados sobre qualidade de vida, trabalho, viagens e investimentos. Na relação estão 100 municípios e apenas a capital paulista e o Rio de Janeiro são do Brasil.

No caso de restaurantes, a capital paulista ficou em terceiro lugar e em quarta posição com mais check-ins no Facebook. Segundo a consultoria Resonance Consultancy, “com a maior população de descendentes de italianos fora da Itália, a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão e uma grande comunidade do Oriente Médio, as delícias culinárias são um dado adquirido".

Leia também: “Derrotamos o Bolsonaro, mas temos que derrotar os fanáticos”, diz Lula

“A cidade alcançou um impressionante 3º lugar em seus restaurantes, à frente de Londres e Nova York. A retomada da vida deu ao cenário cultural da cidade um quatro lugar, com shows e eventos exclusivos atraindo grandes multidões” destacou a consultoria.

Confira os resultados alcançados por São Paulo em outras categorias:

• 14º em Prosperidade (número de sedes corporativas do Global 500, PIB per capita, taxas de emprego, Igualdade de renda)

• 34º para Produto (conectividade de aeroportos, atrações, museus, classificações de universidades, tamanho do centro de convenções)

• 31º para Pessoas (participação na força de trabalho, nível educacional médio)

• 45º em Promoção (check-ins no Facebook, frequência de pesquisa no Google, avaliações do TripAdvisor, hashtags do Instagram, popularidade do Google Trends

• 72º para Programação (cultura, vida noturna, restaurantes, compras)

• 128º para Local (clima, segurança, pontos turísticos, vida ao ar livre)

Leia também: Em reunião com reitores, Lula diz que “estamos saindo das trevas”

A análise da Resonance Consultancy avalia 24 fatores-chave das cidades. Para isso, os consultores utilizam uma combinação de desempenho estatístico e avaliações qualitativas de moradores e visitantes.

Os fatores-chave agrupam-se em seis categorias principais: local, produto, programação, pessoas, prosperidade e promoção. Cada categoria inclui subcategorias que influenciam a qualidade de vida dos residentes e turistas, bem como o futuro de determinada cidade. Para se qualificar, uma cidade deve ter uma população superior a um milhão e ser a principal área metropolitana de sua região.