O ministro da Educação, Camilo Santana, disse nesta quinta-feira 19 que o presidente Lula (PT) deve anunciar ainda em janeiro o reajuste das bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os programas atendem a estudantes de graduação e pós-graduação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Camilo Santana se reuniram, nesta quinta-feira (19), com reitores das 27 universidades federais do país e de institutos federais. Após o encontro, o ministro anunciou medidas que serão prioritárias da pasta.
Leia mais: Anderson Torres deverá prestar novo depoimento à PF na próxima segunda (23)
"A ideia é que até o final deste mês o presidente possa anunciar o reajuste das bolsas tanto da Capes como do CNPq", destacou.
Os valores de bolsas das instituições não são reajustados desde 2013, segundo a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG).
“É uma pauta que vai desde a recuperação orçamentária das universidades e passa pelo reajuste das bolsas já autorizado pelo presidente. Estamos fazendo os ajustes necessários junto com a Capes e o CNPq, vamos unificar os reajustes para ser anunciado pelo presidente”, acrescentou Santana.
O ministro afirmou que os novos valores devem ter validade imediata a partir do anúncio de Lula. No entanto, o valor do reajuste não foi divulgado.
Leia também: “Derrotamos o Bolsonaro, mas temos que derrotar os fanáticos”, diz Lula
REDES SOCIAIS