Brasil recebe segundo lote de medicamento antiviral para tratamento da Covid-19
O nirmatrelvir/ritonavir está indicado no SUS para pacientes com diagnóstico confirmado com sintomas leves a moderados
20/01/2023 16h30
O Brasil recebeu, na última quinta-feira (19), o segundo lote com 50 mil tratamentos contra a Covid-19 do antiviral formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir, produzidos pela Pfizer. Esse é o primeiro tratamento incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de pacientes com quadro leves a moderados da Covid-19 e alto risco de complicações.
A distribuição é feita após solicitação dos estados e Distrito Federal. Os primeiros 50 mil tratamentos recebidos pelo Ministério da Saúde no ano passado já foram distribuídos.
Leia também: Governo de SP promove campanha Janeiro Branco para auxiliar no cuidado com a saúde mental
A associação de NMV/r está indicada no SUS para pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 com sintomas leves a moderados, que podem evoluir para sintomas mais graves, que não requerem oxigênio suplementar, independentemente do status vacinal, segundo os seguintes critérios de indicação: Imunocomprometidos com 18 anos ou mais; Pacientes com 65 anos ou mais; a ser administrado em até 5 dias do início dos sintomas.
Leia também: Ministro da Defesa diz não ver envolvimento “direto” das Forças Armadas em atos terroristas
Em nota, o Ministério da Saúde reforçou que o medicamento não previne a doença e a melhor forma de evitá-la é por meio da vacinação, inclusive com as doses de reforço.
REDES SOCIAIS