A Reforma Tributária é uma das principais pautas das primeiras semanas do governo Lula. No Jornal da Cultura desta sexta-feira (20), o economista Gesner Olivera fez uma análise sobre os impostos brasileiros e criticou a qualidade dos serviços entregues para a população.
“Os números são impressionantes. O Brasil tem uma carga tributária de país desenvolvido, serviços do Estado de países do terceiro ou quarto mundo. Uma parcela da sociedade paga imposto de primeiro mundo, e recebe serviço de terceiro. Nós temos uma carga tributária de 33%, cerca de 10 pontos a mais do que a média dos países latino americanos. A média da OCDE, grupos dos países mais ricos, é praticamente igual ao do Brasil. Não faz o menor sentido”, explicou Oliveira.
As consequências dessa foram de pagar imposto, segundo o comentarista, é o aumento da informalidade e acaba impedindo o investimento. Para solucionar o problema, é necessário coragem por parte do governo.
Leia também: “Não há nada que me ligue aos golpistas”, diz Ibaneis Rocha
“Se espera que haja coragem para fazer uma racionalização da máquina pública e uma reforma administrativa profunda. Assim, pode sobrar recursos para investimentos e serviços sociais”, completou.
Assista ao Jornal da Cultura completo:
REDES SOCIAIS