Notícias

Agravamento de questão sanitária em terras Yanomami faz Ministério da Saúde acelerar recrutamento de médicos

Assim que as vagas para médicos formados no Brasil acabarem, os postos restantes irão automaticamente para os brasileiros formados no exterior


22/01/2023 16h15

Neste domingo (22), o Ministério da Saúde anunciou que procura agilizar um edital do Programa Mais Médicos, com o intuito de recrutar profissionais para atuar nos Distritos Sanitários Indígenas (Dsei). O anúncio acontece após o agravamento da situação sanitária nos territórios da população Yanomami.

A pasta busca médicos formados tanto no Brasil como no exterior para atenderem as terras indígenas de maneira permanente.

“Tínhamos um edital só para brasileiros. Só em seguida que faríamos um edital para brasileiros formados no exterior e, depois, para estrangeiros. Frente à necessidade de levarmos assistência à população dos distritos indígenas, especialmente aos Yanomami, queremos fazer um edital em que todos se inscrevam de uma única vez”, comunicou Nésio Fernandes, secretário de Atenção Primária à Saúde.

Leia mais: No AM, bispos divulgam nota de solidariedade aos Yanomami e responsabilizam Bolsonaro por crise humanitária

Fernandes ainda informou que assim que as vagas para médicos formados no Brasil acabarem, os postos restantes serão automaticamente direcionados para os brasileiros formados no exterior.

"A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) está garantindo recursos para um edital em andamento, em que há 77 médicos alocados em Dsei. O Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami é um dos que mais carece de profissionais entre os territórios, com apenas 5% das vagas ocupadas. Por isso, a necessidade de um novo edital formulado já a partir desta semana, contemplando a necessidade da saúde indígena", concluiu o secretário.

Leia também: Ator Brendan Fraser faz surpresa para fãs em sessão de reprise de "A Múmia", em Londres

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia