Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

Mais de mil indígenas em estado de saúde grave foram resgatados da Terra Yanomami por equipes do Ministério da Saúde nos últimos dias. As informações são do secretário da Saúde Indígena, Weibe Tapeba, divulgadas nesta terça-feira (24) em coletiva à imprensa em Boa Vista.

As equipes foram enviadas pelo Ministério ao território no último dia 16 para auxiliar no cenário de desassistência sanitária.

“O local que encontramos foi um cenário de guerra, e isso não é apenas modo de falar. A situação requer esforços. Por isso, é a emergência sanitária que vai permitir estratégias mais intensificadas e avaliação das ações articuladas”, disse o secretário.

Leia mais: Lula indica o diplomata Julio Glinternick Bitelli para a embaixada na Argentina

"Nós acreditamos que mais de mil indígenas foram resgatados nesses últimos dias do território para não morrer", acrescentou.

Segundo Weibe Tapeba, as estruturas dos hospitais de campanha em Boa Vista, a capital de Roraima e Surucucu foram comprometidas.

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, disse que foram resgatados 26 crianças e dois adultos foram resgatados durante a missão do Ministério da Saúde somente no domingo (22),

O secretário afirmou que os indígenas vivem em "situação de guerra". "É uma operação que envolve uma complexidade muito grande, uma estrutura, uma logística e nós precisamos cobrir todo o território, principalmente aquelas comunidades que estão muitas vezes refém das ações dos garimpeiros”, acrescentou.

Leia também: “Brasil volta ao diálogo com seus vizinhos”, diz Lula após encontros na Argentina