Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

A TV Cultura estreia nesta quinta-feira (2) a série de documentários “Conexão Juventudes”. Na produção, a realidade de adolescentes de diferentes regiões do Brasil é mostrada em seis episódios produzidos separadamente, mas com o mesmo objetivo: revelar os desafios enfrentados por cada um deles durante a pandemia de Covid-19. A exibição é a partir das 19h30.

Com 26 minutos de duração, os filmes retratam o cotidiano de estudantes passando por temas como educação indígena e afro-centrada, falta de acesso à internet, violência urbana e dificuldades para compatibilizar emprego e estudo.

Entre dezenas de projetos inscritos, os seis filmes foram escolhidos por uma comissão julgadora composta pelos cineastas João Jardim, João Moreira Salles e Val Gomes, além de Tiago Borba, gerente do Instituto Unibanco, Mauro Garcia, presidente da Brasil Audiovisual Independente (Bravi), e Eliane Costa, coordenadora do MBA Bens Culturais: cultura, economia e gestão, da Fundação Getúlio Vargas.

Durante a execução, as produtoras receberam mentoria de profissionais renomados e experientes: os cineastas João Jardim, já mencionado, e Marcia Medeiros, na montagem.

Leia também: Festival MITA traz o NX Zero de volta aos palcos em 2023

Primeiro episódio

O primeiro documentário da série, de título "Adolescer", fala sobre a transformação vivida por jovens da periferia da região metropolitana da grande Vitória, Espírito Santo, originalmente predestinados ao fracasso, que estudavam em uma escola desacreditada pela comunidade. Vivendo em uma região pobre, em meio ao tráfico, e em uma área vista pela mídia local como a mais violenta do estado, estes jovens encararam o desafio de entrar na vida adulta e, com apoios de familiares, amigos e da escola, buscar um futuro melhor.

Ficha técnica

Produtora: 55 Cine (ES);

Roteiro e direção: Gustavo Moraes;

Produção: Leandra Moreira;

Direção de fotografia: Úrsula Dart;

Montagem: Elder Gomes Barbosa;

Com: George Conceição Junior, Alice Clementino da Silva, Kauã Vitor Gomes Martins, Roberta Lemos da Silva de Souza, Juliana Rohsner, Gilmar Ribeiro dos Santos, Luciane Ancieto da Silva, Myrian Pereira dos Santos e Roberto Carlos Gomes;

Mentoria de projeto: João Jardim;

Mentoria de montagem: Márcia Medeiros;

Apoio Jurídico: Venna Advogados, Silvia Venna e Ana Carolina de Freitas Feital;

1ª Assistência de fotografia: Tati Franklin;

Correção de cor: Willian Rubim;

Leia também: Aos 73 anos, morre o líder e vocalista da banda Television, Tom Verlaine

Edição de som e trilha sonora: Arthur Navarro;

Captação de som direto: Fernando Pascoal (Fepas) e Henrique Gaudio;

Assistência de produção: Thaís Hermes;

Finalização: Rafael Balducci;

Operação de drone: João Oliveira e Bernardo Andrade;

Assistência de câmera: Suellen Vasconcelos;

Operação de steadycam: Pedro Monteiro;

Assistência de steadycam: Thiago Barreto;

Elétrica: Carlos Alberto Marques (Chacau), Antônio dos Anjos (Toninho) e Aureli Júnior (Júnior);

Assistência de maquinária: Tiago Albino do Nascimento e Kaiki Rangel Marques;

Motorista: Francisco Carlos de Carvalho Júnior;

Transcrição das entrevistas: Thaís Hermes e Melissa Gomes Mota.