Donald Trump assume a presidência dos Estados Unidos pela segunda vez nesta segunda-feira (20).
A cerimônia, que marca o retorno do republicano ao poder após quatro anos da administração de Joe Biden, conta com apresentações musicais por volta das 11h30 (horário de Brasília).
Leia também: ‘Vamos parar a invasão às nossas fronteiras’, diz Trump em último ato antes da posse
Devido ao frio intenso que atinge Washington D.C., o evento precisou ser transferido para um local fechado. O político pediu que o discurso de posse ocorra na Rotunda do Capitólio dos Estados Unidos. Esta será a primeira vez desde a segunda posse de Ronald Reagan, em janeiro de 1985, que a cerimônia não acontecerá em um ambiente aberto.
A previsão é de que Trump seja empossado por volta das 14h (horário de Brasília). Depois, deve se pronunciar sobre ordens executivas e promessas de campanha. O discurso deve oferecer uma prévia do tom que ele planeja adotar nos primeiros dias de seu segundo mandato.
Durante um comício de vitória, realizado no domingo (19), o presidente eleito afirmou que “toda ordem executiva radical e tola do governo Biden será revogada poucas horas após tomar posse”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai à posse. A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, irá representar o governo brasileiro. Por sua vez, Javier Milei, presidente da Argentina, e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, devem estar presentes.
Onde assistir?
É possível acompanhar a cerimônia ao vivo no canal da Casa Branca no YouTube.
REDES SOCIAIS