Notícias

Em reunião com chanceler alemão, Lula diz que “não vai ter mais garimpo”

Nesta segunda, a Alemanha anunciou a doação de 200 milhões de euros para ações ambientais no Brasil


30/01/2023 20h47

O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (30) que seu governo tem como objetivo acabar com os garimpos ilegais na terra yanomami. A declaração aconteceu após reunião do chefe do Executivo com o chanceler alemão, Olaf Scholz, no Palácio do Planalto, em Brasília.

No encontro, os dois trataram sobre a proteção à Amazônia. Nesta segunda, a Alemanha anunciou a doação de 200 milhões de euros para ações ambientais no Brasil. Na cotação atual, o valor pode chegar a R$ 1,1 bilhão.

“Tivemos um governo que poderia ser tratado como um governo genocida. Porque ele [Bolsonaro] é um dos culpados para que aquilo acontecesse. Ele que fazia propaganda que as pessoas tinham que invadir o garimpo, que podia jogar mercúrio. Tá cheio de discurso dele falando isso. Então decidimos tomar uma decisão: para com a brincadeira. Não terá mais garimpo. Se vai demorar um dia ou dois eu não sei, pode demorar um pouco, mas que nós vamos tirar vamos”, disse.

Os 203 milhões de euros serão divididos entre diferentes iniciativas. Cerca de 35 milhões de euros serão enviados ao Fundo Amazônia e 31 milhões de euros para apoio a estados da Amazônia, o objetivo é implementação de medidas "ambiciosas" para maior proteção da floresta.

“Esses recursos do Fundo [Amazônia] que nós estamos trabalhando é para que haja um aporte de recursos rápido para as ações institucionais, sem prejuízo de comunidade no médio prazo”, destacou o presidente.

Outros 29,5 milhões de euros vão para o fundo garantidor de eficiência energética para pequenas e médias empresas; 5,37 milhões de euros em projeto de consultoria para o fomento de energias renováveis na indústria e no setor de transportes; 13,1 milhões de euros para reflorestamento de áreas degradadas; 9 milhões de euros para apoio a cadeias de abastecimento sustentável; 5,37 milhões de euros para consultoria para o fomento de energias renováveis na indústria e no setor de transportes.

O maior valor, cerca de 80 milhões, será reservado para agricultores que tenham acesso a linhas de crédito a juros reduzidos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia