Vencedora do Nobel da Paz afirma que está mais fácil mentir após criação da Inteligência Artificial
Jornalista Maria Ressa explica os riscos da desinformação com a evolução dessa tecnologia
30/01/2023 23h03
O Roda Viva desta segunda-feira (30) recebe a escritora e jornalista filipina Maria Angelita Ressa, uma das ganhadoras do prêmio Nobel da Paz em 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão.
A jornalista Patricia Campos Mello introduz a pauta do chatGPT ao programa e pergunta se inteligência artificial é a próxima ameaça na batalha contra a desinformação. Antes de responder sobre os riscos, a escritora faz questão de explicar o que é a inteligência artificial e como o algoritmo trabalha.
“Um algoritmo é apenas uma opinião em forma de código. Imagine, Patrícia, você sendo replicada milhares de vezes? você faz uma Patrícia, chefe de edição, e uma máquina faz essa reprodução milhares de vezes. Algoritmos são opiniões em códigos. Uma vez codificado, ela tem um viés completo de quem a codificou. E não temos controle algum sobre isso, porque foi feito no Vale do Silício”, explica.
A partir da definição, Ressa diz que a inteligência artificial é capaz replicar todas as mentiras e opiniões da pessoa que a programou. Na visão dela, se a pessoa gerar “lixo”, vai receber “lixo” da IA.
Leia também: “Os dados demonstram que a violência online, é a violência do mundo real” afirma Maria Ressa
“Se você observar a IA agora, ela afirma que pode criar uma fantasia. Mas ela pode estar errada. Novamente, é a ideia que é aceitável estar errado na esfera pública. Esse é o limite que vem sendo removido. Não me refiro apenas a textos, mas também a imagens e vídeos. Agora estar fácil mentir. Mas haverá responsabilização?”, finaliza.
Assista ao programa completo:
Participam da bancada de entrevistadores a jornalista e escritora Adriana Ferreira Silva, Cecília Olliveira, jornalista do Intercept Brasil, Jefferson Barbosa, editor do Perifa Connection, a presidente da Abraji Katia Brembatti, e Patrícia Campos Mello, jornalista da Folha de S.Paulo.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS