No verão, quem tem algum pet em casa costuma querer frequentar a praia ao lado do bichinho. No entanto, nem todas os litorais possuem leis de restrição ou liberação. Sendo assim, é importante ficar atento. Por isso, o site da TV Cultura separou algumas dicas e cuidados para quando for levar seu animal de estimação a praia.
Veja imagens: Webstory: Quatro dicas e cuidados para pets na praia
Check-up antes do passeio
Não se esqueça de passar no veterinário e revise as vacinas, o antipulgas e o vermífugo. Um dos maiores cuidados de que quem quer levar o cachorro para o litoral deve ser com o verme do coração.
Além dos cuidados prévios antes de cair na estrada, é importante montar uma malinha com itens fundamentais para um dia de sol perto do mar:
Comedouro e bebedouro;
Colchonete para colocar na areia;
Coleira, peitoral e guia;
Guarda-sol;
Saquinho cata-caca;
Shampoo para banho após entrar no mar;
Capa para manter o banco do seu carro limpo.
Fique de olho na temperatura
Outro risco é o excesso de calor. O pet pode ter hipertermia, ou seja, elevação da temperatura corporal. Mantenha o pet sob o guarda-sol e ofereça água fresca com frequência.
Cuidado com verminoses e outras doenças
Oferecer água em abundância e se atentar à temperatura do solo na hora de passear com o animal são alguns cuidados fundamentais ao levar o cachorro à praia. A melhor forma de prevenir a doença é usar um medicamento que também seja repelente para mosquitos, além de pulgas e carrapatos. A utilização de vermífugos também é fundamental.
Protetor solar
Assim como você planeja proteger a sua pele dos raios solares, com o pet não é diferente. Existe protetor solar para cachorros que adoram passear ao ar livre e frequentar praias. A recomendação é passar por toda a área exposta do animal, inclusive barriga, orelhas, focinho e patas. Se ele entrar na água, o produto precisa ser reaplicado.
REDES SOCIAIS