Notícias

El Salvador inaugura presídio com capacidade para 40 mil pessoas

Cerca de 2% de toda a população de país está presa; El Salvador tem maior taxa de encarcerados do mundo


02/02/2023 11h16

O governo de El Salvador inaugurou uma prisão com capacidade de 40 mil pessoas. Dessa forma, com esse centro de detenção, o país dobra o número de vagas para presos.

El Salvador é um país de 6,5 milhões de pessoas e o número de presos está crescendo rapidamente devido a uma campanha forte do governo para reprimir a violência de gangues. Cerca de 2% de toda a população de El Salvador está presa. É o país com a maior taxa de encarcerados do mundo. Boa parte das cadeias do território enfrentam sobrecapacidade e, por isso, a nova prisão foi construída.

Leia também: Relembre a passagem de Glória Maria pelo centro do Roda Viva em 2022

Clubes do futebol brasileiro lamentam a morte de Glória Maria

Até a inauguração desse novo presídio, a maior cadeia de El Salvador era a de La Esperanza, que tem capacidade para 10 mil pessoas, mas abriga 33 mil detentos. O diretor do sistema de prisões de El Salvador, Osiris Luna, disse que a nova prisão foi construída em uma área de 166 hectares, e que será patrulhada por 250 policiais.

Com a aprovação de um estado de exceção pelo Congresso, o presidente do país, Nayib Bukele, conseguiu suspender alguns direitos constitucionais. Dessa forma, a polícia passou a fazer prisões sem mandados e o governo passou a poder acessar a comunicação das pessoas sem autorização da Justiça.

Depois disso, cerca de 62 mil pessoas foram presas, a maioria delas suspeitas de pertencer a gangues. O aumento expressivo sobrecarregou ainda mais o sistema prisional do país.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia