Maior parque fotovoltaico de energia solar da América Latina será inaugurado em abril no México
O projeto verde contempla na sua fase final um investimento de mais de 1.600 milhões de dólares e 1.000 megawatts de eletricidade
03/02/2023 10h50
O solo desértico de Puerto Peñasco, no México, esconde um dos projetos verdes mais ambiciosos do governo de López Obrador. No meio do nada, sob um sol escaldante e entre máquinas pesadas, dezenas de fileiras de painéis solares chineses esperam para serem ligados.
Leia mais: Par de tênis pode ser peça fundamental para a conclusão do caso Daniel Alves, diz jornal
Engenheiros acompanham os últimos detalhes antes da inauguração da primeira fase daquele que será o maior parque fotovoltaico da América Latina e o sétimo maior do mundo quando estiver concluído: 1.000 megawatts de capacidade em uma área de 2.000 hectares. Embora agora haja apenas um horizonte de areia.
A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.
Após 13 meses de engenharia e construção, a primeira fase desta usina solar entrará em operação comercial em abril, quando florescará sob o abrigo do sol do deserto em uma paisagem árida e um clima extremo.
Nesta primeira fase, serão ligados apenas 120 megawatts. Até o momento, foram investidos 840 milhões de dólares do total orçado de 1.600 milhões de dólares.
A usina será de propriedade da Comissão Federal de Energia Elétrica (CFE) e do Estado de Sonora. A primeira fase também contempla a construção de uma linha de transmissão associada de 25 quilômetros por meio da qual a eletricidade gerada será entregue aos estados de Sonora, Chihuahua e Sinaloa.
Leia também: Banco Central da Argentina aprova criação da nota de 2 mil pesos
REDES SOCIAIS