Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A acusação de violência sexual contra o jogador de futebol Daniel Alves chamou a atenção do público brasileiro por ter sido conduzida de forma ágil. Denunciado por uma mulher de 23 anos, o jogador é investigado por estuprar a jovem dentro da casa noturna Sutton, em Barcelona, no fim de 2022. Em menos de um mês, o jogador foi encaminhado para a prisão preventiva.

O caso inspirou projetos de lei no Brasil nas esferas municipais, estaduais e federal para garantir segurança às mulheres dentro de baladas, bares, clubes restaurantes e casas de shows. 

Leia também: Últimos afegãos acampados deixam Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo

A agilidade na investigação do caso Daniel Alves está ligada à aplicação do protocolo No Callem, que foi desenvolvido em 2018 e detalha como espaços privados devem prevenir e agir no caso de agressões dentro dos estabelecimentos. 

A cidade de São Paulo tem um exemplo de projetos similares que foram protocolados na Câmara Municipal; um da Banca Feminista do PSOL, na segunda-feira (30), e outro da vereadora Cris Monteiro (Novo), na terça-feira (31).

O projeto, inspirado pela agilidade de combate do governo espanhol, prevê que o estabelecimento noturno preste acolhimento às mulheres vítimas de importunação, com auxílio no encaminhamento a uma unidade de saúde, fornecimento de informações, imagens e comunicação imediata à autoridade policial.

Leia também: Moraes concede liberdade provisória para Fábio Vieira, ex-comandante da PMDF