O Instituto Butantan entregou 1.895.600 doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (3) para a vacinação do público infantil contra a Covid-19.
Os imunizantes são destinados ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), que fará a distribuição aos estados e municípios, para que sejam utilizados especialmente na vacinação de meninos e meninas de 3 a 5 anos. Com a entrega de hoje, o Butantan já encaminhou à Saúde cerca de 14,6 milhões de doses desde o início de 2022.
Leia também: Governo Federal padroniza especificações de alimentos a serem distribuídos aos indígenas Yanomami
As vacinas foram adquiridas por meio de um quarto aditivo ao contrato de compra de 10 milhões, firmado entre Butantan e o PNI em janeiro de 2021, logo depois que o imunizante foi autorizado para uso na população de 6 a 17 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com a plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde, até o início de 2023 apenas 3,9% das crianças brasileiras de até 5 anos haviam completado o esquema vacinal primário de duas doses contra a Covid-19. Isso equivale a 584.456 meninos e meninas expostos ao risco da doença, que causou a morte de uma criança de seis meses a 5 anos por dia no Brasil em 2022.
Leia também: PF pede ao STF autorização para devolver celulares de Ibaneis, Marcos do Val e Valdemar
REDES SOCIAIS