"A questão central é combater o racismo estrutural", Nísia Trindade fala sobre a atenção a população negra no Brasil
Ministra da Saúde revela estratégias para o cumprimento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra
06/02/2023 23h23
O Roda Viva desta segunda-feira (6) recebe a ministra da saúde, Nísia Trindade.
A cientista e pesquisadora assumiu o comando do ministério no dia 2 de janeiro e já encara a crise humanitária que atinge a Terra Indígena Yanomami.
Em pergunta feita pela jornalista e cofundadora do “Nós, mulheres da periferia”, Jéssica Moreira, a ministra comenta os impactos da população negra durante o período de pandemia e revela estratégias para o cumprimento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
Leia também: "Nossa visão é de defesa da saúde reprodutiva", diz ministra da Saúde
"Assim como a população indígena, a gente sabe que a população negra, localizada as margens do país, sofreu muito. Sabemos que a doença no Brasil tem cor, e CEP, e mais de 56% da população é preta e parda", comenta Jéssica Moreira.
"Diante disso, a gente tem uma política desde 2006, que é Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Ela [a política] é fruto de muito movimento, que participaram fortemente das conferências de saúde. Agora, nessa nova gestão, quais são os caminhos para pensar nesse projeto e se existe uma ligação com outros ministérios?", questiona a repórter.
"A questão central é combater o racismo estrutural, porque todos esses indicadores que você falou sobre a população preta, que teve mais mortalidade por Covid-19. Mulheres negras são as que mais morrem no parto, também. Temos, por exemplo, o caso da anemia falciforme, que atinge mais a população preta e parda no Brasil", diz ministra.
Leia também: "Desde o período de transição de governo, recebemos muitas denúncias", diz ministra da saúde sobre situação Yanomami
Participam da bancada de entrevistadores Basilia Rodrigues, analista de política da CNN Brasil, Constança Tasch do jornal O Globo, Elaíze Farias, cofundadora e editora de conteúdo da agência Amazônia Real, Jéssica Moreira, jornalista e cofundadora do “Nós, mulheres da periferia”, e Mariana Varella, editora-chefe do Portal Drauzio Varella.
Assista ao programa na íntegra
O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS