PF encontra indígena morto e outro ferido com garimpeiros na Terra Indígena Yanomami
Segundo testemunhas da comunidade, o incidente ocorreu de sexta para sábado e o motivo foi um conflito com garimpeiros
07/02/2023 10h54
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, disse em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (6), que a Polícia Federal encontrou um jovem indígena morto e outro ferido com garimpeiros na região de Homoxi, na Terra Indígena Yanomami.
A vítima foi assassinada com um tiro na barriga e o outro foi baleado também na barriga. Os dois são da região de Haxiú. Segundo testemunhas da comunidade, o incidente ocorreu de sexta para sábado e o motivo foi um conflito com garimpeiros.
O sobrevivente ferido foi levado no helicóptero da FAB para um hospital em Boa Vista. De acordo com a ministra, o corpo da vítima fatal foi entregue para a família para realização do ritual fúnebre próprio da cultura. A PF está abrindo inquérito para apurar as causas do homicídio e da tentativa de homicídio e quem são os autores dos crimes.
Leia também: Imunoterapia: Entenda o tratamento que fez Glória Maria vencer o câncer em 2019
Copa Libertadores da América de 2023 começa nesta terça-feira (7)
"Ministro da Justiça agilizou com a Polícia Federal e com a Força Nacional que chegou lá hoje e lá foi encontrado um corpo no meio dos garimpeiros e mais um ferido. O corpo foi entregue para a família para fazer o ritual fúnebre próprio da cultura, e o ferido está sendo removido para o atendimento de saúde. É uma situação de urgência e emergência permanente", disse Sônia Guajajara.
No último domingo (5), um bebê Yanomami, de 1 ano e cinco meses, com quadro grave de desnutrição, desidratação e problemas respiratórios morreu em Surucucu. Ele havia sido resgatado na tarde desse sábado (4).
REDES SOCIAIS