O presidente Lula embarca nesta quinta-feira (9) para os Estados Unidos, onde vai se encontrar com o presidente norte-americano, Joe Biden.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a reunião deve acontecer na sexta-feira (10) na Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, durante a tarde.
Os dois presidentes derrotaram nas urnas adversários que acenavam com a extrema-direita e ambos assumiram os cargos em um cenário de denúncias infundadas de fraude eleitoral que levaram a ataques contra sedes dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro, e contra o Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. Por isso, o encontro carrega simbolismos é visto com tanta expectativa.
Leia também: Enem 2022: candidatos já podem acessar suas notas na Página do Participante
Vinicius Júnior presta apoio a Yago Mateus, vítima de racismo na Eurocopa de basquete
Após ser eleito em outubro do ano passado, Lula já falou com Biden por telefone duas vezes. Desde o primeiro contato, os dois acenam com um estreitamento de relação entre os países.
Os EUA são o terceiro país visitado por Lula desde que tomou posse, em 1º de janeiro. Ele já foi a Buenos Aires, na Argentina, e a Montevidéu, no Uruguai.
Lula publicou em suas redes sociais que a visita ao país busca “construir relações de parceria e crescimento entre nossos países, pelo desenvolvimento da nossa região, debater ações pela paz no mundo e contra as fake news”.
REDES SOCIAIS