Terremoto na Turquia e na Síria: Buscas podem ter chego a sua reta final, diz ONU
A tragédia vitimou mais de 35 mil pessoas; entidade diz que o foco deve ser voltar a garantir abrigo e condições básicas aos sobreviventes
13/02/2023 10h01
A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que, a partir desta segunda-feira (13), exatamente uma semana após o terremoto de magnitude 7,8 que vitimou mais de 35 mil pessoas na Síria e na Turquia, as buscas por desaparecidos podem estar em sua reta final.
Os esforços de resgate entraram em uma fase mais lenta. A ONU também aponta que o foco deve ser voltar a garantir abrigo e condições básicas aos sobreviventes e desabrigados.
Durante a última madrugada, uma criança de quatro anos e uma mulher foram resgatadas com vida após ficarem sob os escombros desde a última segunda-feira (6).
Leia mais: Explosão de asteroide ao entrar na atmosfera do planeta causa clarão na Europa
Comissão independente explicita casos de abuso sexual infantil na Igreja Católica
Enquanto mais de 31,6 mil pessoas foram vitimadas pela catástrofe na Turquia, de acordo com o vice-presidente Fuat Oktay, mais de 3,5 mil óbitos foram registrados na Síria, segundo as agências locais.
Este foi o maior terremoto na Turquia em 80 anos. Seu epicentro ocorreu a 10 quilômetros de profundidade no povoado de Kahramanmaras, sudoeste do país. O raio de alcance do tremor foi de 250 quilômetros.
REDES SOCIAIS