Notícias

Com ritmo reduzido, IBGE mantém operações do censo em terras Yanomami

A coleta foi suspensa nas áreas de garimpo, onde os policiais atuam


16/02/2023 11h25

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reduziu o ritmo das operações em terras yanomami devido às ações de emergência humanitária. De acordo com a entidade, algumas equipes seguem trabalhando em áreas que têm acesso por rio ou por terra e naquelas onde não estão ocorrendo operações policiais.

Leia também: "Prévia do PIB" do Banco Central mostra crescimento de 2,9% entre 2021 e 2022

A coleta foi suspensa nas áreas de garimpo, onde os policiais atuam, devido ao risco para os recenseadores. O mesmo aconteceu nas áreas acessíveis apenas por meio de aeronaves, por causa da prioridade dada ao uso desses equipamentos para o trabalho humanitário de remoções e suprimento de material para a terra yanomami.

Na terça-feira (14), após uma reunião com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, afirmou que as Forças Armadas iniciarão, no dia 6 de março, ação logística especial para auxiliar a realização do censo nas terras yanomami.

“Nós iremos fazer o planejamento para ver a melhor forma de atender a essa importante demanda, empregando os meios logísticos de transporte das Forças Armadas”, disse José Múcio, que deve se reunir com a presidência do IBGE para acertar os detalhes.

Leia mais: PF apreende droga em fundos falsos encontrados em mala

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com ritmo reduzido, IBGE mantém operações do censo em terras yanomami

Roda Viva recebe a cantora Daniela Mercury nesta segunda-feira (20)

Caso Daniel Alves: Risco "elevado" de fuga deve manter a prisão preventiva, diz advogada da vítima

PF apreende droga em fundos falsos encontrados em mala

Rússia ataca Ucrânia com mísseis e busca capturar a cidade de Bakhmut