Notícias

Saif al-Adel, jihadista egipcio, é o novo lider da Al-Qaeda, afirma EUA

O provável novo líder do grupo já serviu como tenente-coronel das forças armadas egípcias e foi responsável por treinar os sequestradores do atentado do 11 de setembro


17/02/2023 10h51

O Departamento de Estado americano informou, na última quarta-feira (15) que a Al-Qaeda, organização fundamentalista islâmica responsável pelo atentado terrorista às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001, cujo o lider Ayman al-Zawahiri foi morto em 2022, já possui uma nova pessoa sob seu comando, o jihadista Saif al-Adl, um ex-membro das forças especiais egípcias.

Leia mais: Ex-esposa de Putin coloca à venda suas casas de luxo na Espanha por medo de sanções da UE

"Nossa avaliação é a mesma da ONU, ou seja, que o novo líder de fato da Al-Qaeda é Saif al-Adel, baseado no Irã", disse um porta-voz estadunidense à imprensa.

Ainda prosseguiu, afirmando que a visão predominante dos Estados-membros da ONU é de que Saif é "atualmente o líder de fato da Al-Qaeda, representando a continuidade por enquanto”.

No entanto, ainda não foi definido oficialmente que Saif al-Adel é o novo líder da Al-Qaeda, pois as autoridades talibãs no Afeganistão ainda não reconhecem que o antecessor foi morto pelos estadunidenses. Além disso, Saif Al-Adel atua.

O provável novo líder da Al-Qaeda já serviu como tenente-coronel das forças armadas egípcias e já é uma conhecida figura da organização terrorista, tendo ajudado a construir capacidades operacionais do grupo e treinando sequestradores envolvidos no atentado de 11 de setembro às Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, segundo o Projeto Contra o Extremismo.

Leia também: Prefeitura suspende rodízio de veículos em SP durante o Carnaval

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Enem 2022: Sisu divulga primeiras parciais de notas de corte

Prefeitura suspende rodízio de veículos em SP durante o Carnaval

Após xingar Xavi por ser substituído, Raphinha se desculpa: “Sei que errei"

Gustavo Petro e Nicolás Maduro se encontram e assinam acordo comercial

PF deflagrou seis operações contra o garimpo ilegal desde a crise de saúde no território Yanomami