Lula se reunirá com presidente Xi Jinping em visita à China
Principal parceiro comercial do Brasil, China será o terceiro país que Lula visitará desde sua posse
17/02/2023 18h57
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá se encontrar com o presidente da China, Xi Jinping. A reunião está prevista para acontecer em Pequim no dia 28 de março, quando o presidente fará visita ao país.
Uma das principais bandeiras do atual governo é retomar o enquadramento do Brasil no cenário internacional.
A China é um dos países em que Lula buscará fortalecer essa política externa, num cenário posterior a uma série de tensões políticas envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), que em 2020 fez uma postagem em rede social atribuindo à China a responsabilidade pela pandemia de covid-19.
Leia mais: TikTok afirma ter removido mais de 10 mil vídeos relacionados a atos golpistas
Em último dado fornecido em 2022 pelo Ministério da Economia, a China permanece sendo o principal parceiro comercial do país, responsável por cerca de 21% das importações do Brasil (US$ 47,651 bilhões) e aproximadamente 31% das exportações (US$ 87,696 bilhões).
Além da China, o presidente já realizou visitas ao Uruguai, à Argentina e aos Estados Unidos, onde se encontrou esse mês com o presidente Joe Biden, em Washington. Além dessas, ainda estão previstas viagens para encontrar chefes de estado de Portugal, Índia e de países da África.
Leia mais: CGU confirma que investiga se cartão de vacina de Bolsonaro foi adulterado
REDES SOCIAIS