A Casa no Pomar do Cafezal, ou Barraco do Kdu, localizada em comunidade de Belo Horizonte, venceu a categoria Casa do Ano no projeto internacional de arquitetura ArchDaily. O imóvel fica na Vila Cafezal, no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul da cidade de Minas Gerais.
Pelas redes sociais, Kdu celebrou a notícia, divulgada pelo concurso nesta quinta-feira (23). “Juro que estou em prantos, não sei nem o que falar. Esse prêmio é para todas as periferias do mundo!”, escreveu.
Leia também: Roda Viva entrevista o advogado argentino Luis Moreno Ocampo nesta segunda-feira (27)
O Coletivo Levante, responsável pelo projeto, também se manifestou pelas redes após a vitória: “Esperamos que o projeto da Casa no Pomar do Cafezal possa inspirar muitos outros nas periferias do Brasil! Aqui, a periferia é o centro!”.
Veja a publicação:
A casa de 66 m² foi construída, propositadamente, com os tijolos expostos, sem reboco e pintura. As peças também foram colocadas deitadas.
O espaço comunitário também promove educação e cultura para os moradores do Aglomerado da Serra, principalmente crianças e jovens da comunidade.
Leia também: Estudo indica que São Sebastião já tinha mais de 50 pontos sujeitos a deslizamentos há quatro anos
O Centro Cultural construído pelo Coletivo Levante ainda foi um vencedores do 8⁰ Prêmio de Arquitetura do Instituto Tomie Ohtake e conquistou o Prêmio Nacional de Arquitetura do Instituto de Arquitetos do Brasil.
REDES SOCIAIS