Levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria publicado nesta sexta-feira (24) revelou que o número de crianças com desnutrição atingiu o nível mais alto no país desde 2012. Em média, 10 crianças menores de cinco anos são internadas todos os dias por desnutrição em hospitais da rede pública.
Em 2022, foram 4.135 internações de crianças por desnutrição na faixa de zero a cinco anos, um aumento de 5,59% comparado a 2021.
O Nordeste é a região com o maior número de crianças desnutridas, concentrado pouco mais de um terço das internações. Em segundo lugar vem a região sudeste com 26%. Norte e Sul estão empatados com 14% das hospitalizações cada. O Centro-Oeste responde por 10%.
Leia também: Sobe para 54 o número de mortes registradas no litoral de São Paulo
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a crise econômica, pandemia e a queda das taxas de vacinação estão entre os principais motivos como os fatores responsáveis pela piora do cenário.
A desnutrição traz uma série de problemas para as crianças, que ficam mais suscetíveis a infecções, doenças crônicas e, em casos mais graves, pode levar à morte.
Leia também: Missão humanitária brasileira retorna da Turquia nesta sexta-feira (24)
REDES SOCIAIS