O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (27) a quinta dose do imunizante contra a Covid-19. O petista tomou a vacina bivalente, que começou a ser distribuída aos estados na manhã de hoje.
A dose foi aplicada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, que é médico. A ação faz parte do lançamento da Mobilização Nacional pela Vacinação, que contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A cerimônia acontece no Centro de Saúde nº 1 no Guará, região administrativa do Distrito Federal. Antes do presidente, outras pessoas que fazem parte dos grupos prioritários receberam a vacina bivalente contra Covid.
Leia mais: Vacina bivalente contra a Covid-19 começa a ser aplicada nesta segunda-feira (27)
O evento contou ainda com a participação do mascote das campanhas de vacinação no País, Zé Gotinha.
A partir desta segunda-feira, pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas poderão receber uma dose de reforço contra a Covid-19 com a versão bivalente.
A campanha será dividida desta forma:
Fase 1: pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2: pessoas entre 60 e 69 anos;
Fase 3: gestantes e puérperas;
Fase 4: profissionais de saúde.
Os novos imunizantes são o bivalente BA.1 e o bivalente BA.4/BA.5, que são duas sublinhagens da variante ômicron, mutações que causaram aumento de casos da doença.
Os imunizantes são: bivalente BA.1: protege contra a cepa original e contra a subvariante ômicron BA.1; bivalente BA.4/BA.5: protege contra a cepa original e contra as subvariantes ômicron BA.4/BA.5.
REDES SOCIAIS