O assessor especial do governo Joe Biden para o clima, John Kerry, realizou sua primeira reunião da viagem ao Brasil, nesta segunda-feira (27). O estadunidense se reuniu com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e com a ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, no Palácio do Itamaraty.
“Apresentamos às autoridades estadunidenses o compromisso brasileiro de trabalhar conjuntamente por uma agenda concreta de ações em prol do enfrentamento às mudanças climáticas”, escreveu Alckmin, nas redes sociais, após a reunião.
Leia também: PGR pede ao Supremo que mantenha a prisão de Anderson Torres
Estavam presentes também o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, e a ministra das Relações Exteriores interina, Maria Laura da Rocha.
“As equipes do Brasil e dos EUA continuarão reunidas, nos próximos dias, para definir os principais eixos de nossa renovada cooperação bilateral”, disse o vice-presidente.
O assessor chegou a Brasília neste domingo (26) e, ao longo de toda a semana, se reunirá com parlamentares, ministros e empresários.
Leia também: Atos golpistas: Moraes prorroga por 60 dias inquérito sobre omissão de autoridades
No início do mês de fevereiro, Joe Biden anunciou durante a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Washington que tinha interesse em colaborar financeiramente com o Fundo Amazônia. A previsão é que o governo norte-americano repasse U$S 50 milhões (R$270 milhões) ao Fundo.
REDES SOCIAIS