O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (2), que a economia brasileira “não cresceu nada no ano passado". O petista afirmou que é necessário reforçar os investimentos para impulsionar os índices econômicos do Brasil.
A declaração aconteceu durante assinatura do texto da medida provisória do novo Bolsa Família, em evento no Palácio do Planalto.
Leia mais: Senadores vão trabalhar apenas nove dias por mês no Plenário; salário será mantido
“Hoje foi publicado os dados do último trimestre do ano. A economia brasileira não cresceu nada no ano passado. Então, o desafio é fazer a economia voltar a crescer e temos que fazer investimentos, não permitir que nenhuma obra continue paralisada. Todas as obras que estão em andamento temos que fazer ela voltar a funcionar, seja casa, estrada, ponte, ferrovia”, destacou.
O petista comentou a divulgação do crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022. O índice, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), recuou 0,2% na comparação com o trimestre anterior.
“Se não houver investimento privado, que haja público. Se o governo federal não investir dinheiro como indutor do desenvolvimento, nada vai acontecer. Aqui a gente tá lançando programa. Vão investir dinheiro para isso”, acrescentou Lula.
O presidente ainda comparou o investimento na área da infraestrutura com o do governo de Jair Bolsonaro (PL).
“Nos últimos quatro anos, o ex-presidente investiu apenas R$ 20 bilhões em obras de infraestrutura. Nós, somente este ano, anunciamos R$ 23 bilhões. Ou seja, em um ano vamos colocar mais dinheiro do que eles colocaram em quatro. Isso deve valer para educação, saúde, casa, creche, porque senão a gente não gera o emprego que a gente precisa gerar”, afirmou.
Leia também: Estado de São Paulo retira obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público
REDES SOCIAIS