Professora cria "barril do Chaves" para incentivar aluno com autismo a ficar na sala
A educadora faz parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Mário da Silva Bem em Juazeiro do Norte, no Ceará
03/03/2023 06h35
Licaelle Rocha, uma professora de uma escola pública em Juazeiro do Norte, no Ceará, criou uma maneira de incentivar seu aluno Raphael Silva a permanecer na sala de aula. Ele está no 3º ano do ensino fundamental e tem autismo.
A educadora, que faz parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Mário da Silva Bem, inseriu um barril similar ao do personagem Chaves, da série mexicana, para que o item chamasse a atenção da criança e incentivasse o gosto pelo ambiente de aprendizagem. A estratégia foi criada em parceria com o cuidador que acompanha Raphael, Tiago Feitosa.
Leia também: Comitê de Ética da Câmara dos EUA abre inquérito contra George Santos
Quatro países suspendem importação de carne bovina do Brasil após caso de vaca louca no Pará
Em 2022, Tiago percebeu o hiperfoco que o garoto apresentava pelo programa e já começou a abordar itens que promovessem a identificação do Chaves no cotidiano escolar do aluno.
O profissional já havia dado a Raphael o chapéu do personagem e, desde então, o elemento acompanha o estudante todos os dias. Segundo Licaelle, Raphael reagiu bem ao primeiro contato com a estratégia inovadora. "De imediato, ele já entrou na sala e seguiu direto para o local, reproduzindo muitos gestos de felicidade".
REDES SOCIAIS