Litoral Norte de SP: 570 desabrigados são acolhidos em hotéis e pousadas
Famílias que estavam abrigadas em escolas estão sendo transferidas para a rede hoteleira para possibilitar o retorno às aulas
03/03/2023 15h16
Em boletim divulgado nesta sexta-feira (3), o Governo de São Paulo anunciou que 570 desabrigados vítimas das fortes chuvas, que castigaram o litoral norte durante o carnaval, são acolhidos em hotéis e pousadas da região.
Desde a última semana, as famílias que estavam abrigadas em escolas estão sendo transferidas para a rede hoteleira. A prioridade foi dada às pessoas com deficiência e acamadas, que foram os primeiros a ser removidos.
A iniciativa possibilita o retorno às aulas nas escolas que estavam servindo de abrigo até agora.
Identificação das vítimas
Até o momento, 65 óbitos foram confirmados, sendo 64 em São Sebastião e um em Ubatuba. Já foram identificados e liberados para o sepultamento 57 pessoas. São 21 homens adultos, 17 mulheres adultas e 19 crianças.
Leia também: Caixa inicia pagamento do Bolsa Família em 20 de março; veja o calendário
Atualmente, a prioridade segue no atendimento aos 1.076 desabrigados, 1.090 desalojados e encaminhamento às pousadas e hotéis das 506 pessoas que ainda estão em alojamentos em escolas, o que acontecerá nos próximos dias.
A Secretaria de Estado da Saúde informa que 22 adultos e seis crianças vítimas das chuvas foram atendidas, até o momento, no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN). Deste total, cinco permanecem internados com estado de saúde estável. Outros 18 pacientes já receberam alta hospitalar e cinco foram transferidos para outras unidades.
Desde domingo, as unidades de Saúde do Estado no Litoral Norte estão em alerta para receber os possíveis feridos do desastre que atingiu a região. Outras unidades de saúde da Baixada Santista, Alto Tietê e da Capital também estão aptas a receber os feridos. A SES acrescenta que todos os pacientes atendidos no HRLN tiveram os familiares localizados pela assistência social da unidade.
Leia também: Defesa de Anderson Torres pede a Moraes para que ele possa ficar em silêncio na CPI
Além de reforçar o atendimento, a SES-SP encaminhou um conjunto de insumos recebidos de empresas privadas, entidades filantrópicas e pelo próprio Estado, ao atendimento às vítimas desse desastre. Ao todo, foram encaminhados, até o momento, mais de 6,6 milhões de insumos.
REDES SOCIAIS