Notícias

"Não há como fazer um paralelo entre Moro e Alexandre de Moraes", afirma Cármen Lúcia

Questionada se decisões de Moraes sobre 8 de janeiro podem ser comparadas com as de Sergio Moro na Lava Jato, ministra explica diferenças


06/03/2023 23h38

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (6) a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Diante das recentes decisões do ministro Alexandre de Moraes, a jornalista Denise Rothenburg pergunta se é possível comparar as ações do membro do STF com a do ex-juiz Sergio Moro na Lava Jato. Lúcia explica que não é possível fazer um paralelo pela forma como os dois tomam decisões em suas instâncias.

“No primeiro caso, Sergio Moro era um juiz de primeira instância e decidia monocraticamente. O recurso só chegava na instância superior, Tribunal Regional Federal. O ministro Alexandre de Moraes é membro de um colegiado. Portanto, mesmo que uma decisão seja monocrática, ainda assim, ele é parte de um colegiado e a decisão precisa ser levada a um referendo”, explica.

Pelo fato de Moro, na época, ser um juiz singular e Moraes fazer parte de um colegiado, a ministra afirma que a premissa de comparação está equivocada.

Leia também: Ministra Cármen Lúcia lamenta ataques de 8 de janeiro: “Se tornou banal ter raiva e ódio de instituições”

“Já vieram vários habeas corpus que foram examinados [sobre atos de 8 de janeiro] contra as decisões de Moraes. E os pedidos não vão para ele, até porque ele é o que chamamos de ‘impetrado’, aquele contra quem se insurge”, finaliza.

Assista ao programa completo:

Participam da bancada de entrevistadores Mariana Muniz, repórter do jornal O Globo, Luísa Martins, repórter do jornal Valor Econômico, Camila Mattoso, diretora da sucursal da Folha em Brasília, Denise Rothenburg, colunista do Correio Braziliense e comentarista da Rede Vida, e Letícia Vidica, jornalista, diretora de conteúdo e apresentadora do CNN no Plural.

Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira ao vivo, às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"As plataformas digitais precisam ter responsabilidade", diz Cármen Lúcia sobre discurso de ódio

Ministra Cármen Lúcia lamenta ataques de 8 de janeiro: “Se tornou banal ter raiva e ódio de instituições”

No Roda Viva, Cármen Lúcia explica processos contra Bolsonaro no STF

"Houve excessos e erros", diz Cármen Lúcia sobre Operação Lava Jato

“O ambiente no Judiciário é machista”, afirma ministra do STF Cármen Lúcia