Após reportagem abordar a aparição da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) no Senado Federal de máscara, ela afirmou que o uso ocorre após ela ser acometida pela herpes-zóster.
A declaração foi dada por ela em publicação no Twitter nesta terça-feira (7). A doença infecciosa é provocada pelo vírus Varicella-Zoster (Human Herpesvirus-3 – HHV-3), o mesmo que causa a catapora (varicela).
Leia também: Ao lado de Zé Gotinha, Tarcísio de Freitas defende ampliação da cobertura vacinal
Damares explica que no momento está bem e continua a trabalhar, mas que teve paralisia facial e precisou ser internada nos últimos dias. Ela ainda reclama da forma como suas aparições foram tratadas: “Cruel a forma como exploram cada detalhe da minha vida na intenção de gerar factoides. Uma pena que o jornalista tenha preferido a chacota em detrimento da apuração da informação”.
“Se você teve catapora na infância, como eu, saiba que o vírus já está em você”, alerta a senadora.
A herpes-zóster ocorre quando o vírus latente da catapora volta à ativa quando a imunidade cai. O risco aumenta na terceira idade. Ela costuma acometer apenas um lado do corpo, criando bolhas de água nos olhos, testa, peito e costas.
A vacina, com duas doses, é indicada para maiores de 50 anos ou imunossuprimidos.
REDES SOCIAIS