Silicon Valley Bank: Financiador de startups fecha nos Estados Unidos
Fechamento é considerado o maior em instituições de crédito desde o Lehman Brothers, em 2008
10/03/2023 20h32
Autoridades americanas anunciaram, nesta sexta-feira (10), o encerramento das atividades do Silicon Valley Bank (SVB), banco que trabalha apoiando o setor tecnológico. A empresa foi criada em 1983 e fornecia crédito a várias startups.
Leia também: Litro da gasolina volta a apresentar alta e preço médio ultrapassa os R$ 5,50, diz ANP
De acordo com as informações publicadas pelo The Wall Street Journal essa foi a segunda maior falência bancária da história dos Estados Unidos. Além disso, a instituição é a maior a quebrar desde o colapso no sistema financeiro americano em 2008, que, à época, gerou uma crise mundial.
As ações do banco despencaram 60%, perdendo quase US$ 10 bilhões em valor de mercado. A situação do SVB se agravou depois de o Founders Fund de Peter Thiel e outras empresas de capital de risco aconselharem seus clientes a sacarem seus recursos do banco.
O Valley Bank é a primeira instituição segurada pela Federal Deposit Insurance Corp (FDIC), órgão regulador do governo norte-americano, a quebrar este ano. Antes, a Almena State Bank, no Kansas, fechou em 2020. A FDIC disse que a sede e as filiais do Silicon Valley Bank reabrirão na segunda-feira (13) e todos os depositantes segurados poderão resgatar seus depósitos.
REDES SOCIAIS