Notícias

A partir da privatização da Sabesp, Tarcísio prevê possível despoluição dos rios Tietê e Pinheiros

O governador de São Paulo comparou a limpeza dos rios da capital paulista com a despoluição da Baía de Guanabara, do Rio de Janeiro


13/03/2023 18h55

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou nesta segunda-feira (13) que pretende assinar projeto de estruturação de privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Ao fazer comparação com concessão de empresa de águas e esgotos do Rio de Janeiro, ele respaldou a privatização em São Paulo vislumbrando uma despoluição dos rios Tietê e Pinheiros. 

Em discurso, o republicano reforçou o tom de comparação interestadual na agilidade da limpeza das águas poluídas. 

"Eu tenho certeza que São Paulo não vai querer ter o Pinheiros e o Tietê despoluídos depois da Baía de Guanabara. São Paulo tem que despoluir antes", destacou Tarcísio.

Durante conversa com empresários, Tarcísio fez comparação com a privatização que ocorreu com a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro). Privatizada em 2021, as empresas terão o compromisso de despoluir a Baía de Guanabara na capital fluminense, que sofre com toneladas diárias de despejo de lixo.

Leia mais: Ruas de Paris acumulam montanhas de lixo em meio à greve de garis

Em Fórum Econômico Mundial, que aconteceu no início desse ano na Suíça, o governador de São Paulo já havia afirmado a pretensão de privatizar a Sabesp até o final de 2024.

Durante o evento desta segunda, ele ainda disse que, com a concessão à iniciativa privada, os valores da tarifa da água não aumentariam. Segundo ele, os contratos com grandes municípios gerariam um excedente que seria usado para a diminuição dos gastos.

Leia mais: Prefeitura de São Paulo suspende rodízio de veículos após fortes chuvas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CGU decide que informações sobre cartão de vacina de Bolsonaro devem vir a público

Prefeitura de São Paulo suspende rodízio de veículos após fortes chuvas

Chovendo todos os dias há mais de uma semana em SP, risco de problemas com carro aumenta

Ruas de Paris acumulam montanhas de lixo em meio à greve de garis

Em Fortaleza (CE), atletas clube de futsal feminino denunciam treinador por abuso