O presidente polonês Andrzej Duda afirmou nesta quinta-feira (16) que o país enviará à Ucrânia quatro caças MiG-29. Com previsão de chegada para os próximos dias, a Polônia se tornará o primeiro país da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a enviar aeronaves de guerra às tropas ucranianas.
Embora o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki ter dado uma previsão inicial de que as aeronaves chegariam a Kiev entre quatro a seis semanas, nesta quinta (16) o presidente do país revelou, em entrevista coletiva, que elas chegariam em alguns dias.
“Estes MiGs ainda estão em serviço na força aérea polonesa. Eles estão em seus últimos anos de operação, mas ainda estão, em sua maioria, em pleno funcionamento”, afirmou Duda.
Leia mais: Governo Biden ameaça banir TikTok dos EUA caso empresa chinesa não venda suas ações
Contrariando a Rússia, o governo polonês tem incentivado os países da Otan a fornecer equipamento bélico pesado à Ucrânia. Embora sem decisões definitivas, países como Eslováquia e Dinamarca consideram o envio de jatos à região, enquanto EUA e Alemanha veem que ainda não é o momento adequado.
Auxiliando contra ataques de mísseis russos, os quatro caças MiG-29 fornecidos têm origem soviética e são usados no combate aéreo desde 1983.
Leia mais: IRPF 2023: Receita Federal recebe mais de 2 milhões de declarações em dois dias
REDES SOCIAIS