Haddad deve apresentar projeto de novo arcabouço fiscal a Lula nesta sexta (17)
Intenção do ministro é que o governo possa investir e arcar com despesas sem que as contas públicas sejam prejudicadas
17/03/2023 10h47
Fernando Haddad (PT) deve apresentar na tarde desta sexta-feira (17) o projeto de novo arcabouço fiscal a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida busca substituir o teto de gastos como ferramenta que controla os gastos públicos por parte da União.
A intenção do ministro da Fazenda é que o Governo Federal possa investir e arcar com despesas sem que as contas públicas sejam prejudicadas.
Quando o presidente da República foi eleito, ainda em outubro de 2022, foi iniciado um debate a respeito do Orçamento de 2023. Segundo a equipe de transição, o Governo Bolsonaro não deixou recursos suficientes para a promoção de programas sociais e obras necessárias.
Leia mais: Taxa de desemprego subiu para 8,4% no trimestre terminado em janeiro, diz IBGE
Após protestos contra autoritarismo de Macron, mais de 300 pessoas são presas na França
Recentemente, o ex-prefeito da capital paulista já havia dito que a proposta já se encontrava no Palácio do Planalto, ou seja, o chefe do Executivo já poderia analisa-la.
O aval por parte do presidente é a última etapa necessária para que a medida, desenvolvida pela área econômica do Governo Federal, seja anunciada oficialmente e enviada ao Congresso Nacional.
As novas regras, no entanto, só podem entrar em vigor se forem aprovadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
REDES SOCIAIS