Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Em programação especial no Mês da Mulher, o Roda Viva recebe nesta segunda-feira (20) Sonia Guajajara, a ministra dos Povos Indígenas.

Eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, ela enfrenta dramas novos e antigos, como a exploração ilegal de garimpo em terras indígenas, a crise de saúde do povo Yanomami e os assassinatos de indígenas.

Luana Genot, diretora executiva do ID_BR, pergunta sobre a representatividade dos povos nativos na política nacional, num contexto em que Sonia é a primeira mulher indígena a se tornar deputada federal. Nesse viés, a ministra destaca os próximos passos para maior participação indígena nas esferas políticas e aborda a questão da demarcação de terras:

"A demarcação de terras indígenas continua sendo a pauta prioritárias dos povos indígenas e para isso é importante que tenha representações indígenas nos espaços de tomada de decisão. [...] Se não tiver pessoas ali que compreendam, de ter ali sua identidade preservada a partir do território, podemos até ter aliados, mas sendo um de nós nesses espaços é uma voz muito mais legítima", afirma Sonia Guajajara.

Leia também: “Raiz do problema não é a saúde, mas o garimpo ilegal”, diz Sonia Guajajara sobre Yanomamis

A ministra conclui abordando o conceito de "Aldear a política", em que ressalta a importância da participação articulada de se manter presente e com lançamento de candidaturas no cenário nacional. Ela ainda abrange questões de gênero, enfatizando a importância de ter mulheres em espaços de poder:

"Acho que o importante não é só ter o primeiro ministério e que eu seja a primeira ministra, mas que se abra caminhos para que outras mulheres consigam dar continuidade nessa representação", finaliza.

Ainda sobre a questão feminina, Leticia Leite, repórter colaboradora do veículo SUMAÚMA, aborda sobre a articulação das mulheres indígenas na participação da sociedade brasileira. Em resposta, a ministra fala sobre a luta e as marchas em que participou:

"A luta das mulheres vem desde sempre", destaca Guajajara.

"Lutar pelo território é a luta pelo nosso corpo e também pela nossa identidade", enfatiza a ministra dos Povos Indígenas. 

Assista ao programa completo:

Participam da bancada de entrevistadores Luana Genot, diretora executiva do ID_BR, Rubens Valente, jornalista da Agência Pública, Gustavo Faleiros, editor de investigações ambientais do Pulitzer Center, Helena Corezomaé, repórter do portal Primeira Página (MT), e Leticia Leite, repórter colaboradora em SUMAÚMA: Jornalismo do centro do mundo.

Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira ao vivo, às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, e nas redes sociais Twitter e Facebook.