Dando sequência à programação especial no Mês da Mulher, o Roda Viva recebe nesta segunda-feira (20) Sonia Guajajara, a ministra dos Povos Indígenas.
Eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, ela enfrenta dramas novos e antigos, como a exploração ilegal de garimpo em terras indígenas, a crise de saúde do povo Yanomami e os assassinatos de indígenas.
Em pergunta feita pela repórter Helena Corezomaé do portal Primeira Página (MT), a ministra responde sobre questões de demarcação. Ao ser questionada pela bancada, Sonia enfatiza e relembra sobre o marco temporal — como ficou conhecida a ação do Supremo Tribunal Federal (STF) que pretende discorrer sobre a reivindicação de posse de terras dos povos indígenas.
Helena Corezomaé relembra episódio em Brasília, em que foi impedida de entrar no prédio pois estava com seus adornos do povo Umutina-Balatiponé, "ver você como ministra é muito significativo para todos os povos indígenas".
"Um dos desafios é a demarcação dos territórios indígenas, que é a grande pauta e demanda dos nativos. É possível que até o final dessa gestão, a gente tenha todos os territórios demarcados?", pergunta a repórter.
"Nos últimos quatro anos, a paralisação da demarcação de terras indígenas foi uma política pública [...] Vamos assinar essas quatorze terras esse ano, sem dúvidas", afirma Sonia Guajajara.
Leia também: “Raiz do problema não é a saúde, mas o garimpo ilegal”, diz Sonia Guajajara sobre Yanomamis
Participam da bancada de entrevistadores Luana Genot, diretora executiva do ID_BR, Rubens Valente, jornalista da Agência Pública, Gustavo Faleiros, editor de investigações ambientais do Pulitzer Center, Helena Corezomaé, repórter do portal Primeira Página (MT), e Leticia Leite, repórter colaboradora em SUMAÚMA: Jornalismo do centro do mundo.
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
Assista ao programa na íntegra
REDES SOCIAIS