Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Dando sequência à programação especial no Mês da Mulher, o Roda Viva recebe nesta segunda-feira (20) Sonia Guajajara, a ministra dos Povos Indígenas.

Eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, ela enfrenta dramas novos e antigos, como a exploração ilegal de garimpo em terras indígenas, a crise de saúde do povo Yanomami e os assassinatos de indígenas.

Em pergunta feita pela diretora executiva Luana Genot, a ministra comenta sobre os conceito de racismo ambiental e exemplifica como os povos indígenas sofrem com os impactos ambientais.

"Muitas vezes, a gente que transita pelas empresas, elas tem dificuldade de fazer essa implementação de plantas dentro de áreas protegidas. E, as pessoas que estão dentro dessas áreas que são as mais afetadas pelas mudanças climáticas. Como o ministério pretende pautar não apenas para as empresas mas para sociedade a questão de racismo ambiental?", pergunta Genot

Leia também: "A demarcação das terras indígenas é crucial", diz ministra Sonia Guajajara

"Precisamos entender que as pessoas indígenas ou da periferia que moram nas margens, ninguém está lá por opção. Todas essas pessoas precisam ter condições suficientes para viver bem e morar bem. O racismo ambiental, assim como o racismo estrutural está muito presente na nossa sociedade [...] Nós protegemos o meio ambiente e somos os primeiros a serem afetados pelas mudanças climáticas, é preciso um olhar que já está sendo conversado com outros ministérios", conclui Sonia Guajajara. 

Participam da bancada de entrevistadores Luana Genot, diretora executiva do ID_BR, Rubens Valente, jornalista da Agência Pública, Gustavo Faleiros, editor de investigações ambientais do Pulitzer Center, Helena Corezomaé, repórter do portal Primeira Página (MT), e Leticia Leite, repórter colaboradora em SUMAÚMA: Jornalismo do centro do mundo.

Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

Assista ao programa na íntegra