Dando sequência à programação especial no Mês da Mulher, o Roda Viva recebe nesta segunda-feira (20) Sonia Guajajara, a ministra dos Povos Indígenas.
Sonia reforçou a importância do termo “povos indígenas” após a repórter da bancada Helena Corezomaé citar a mudança de nome da Funai para 'Fundação Nacional dos Povos Indígena's. Até o ano passado, era 'Fundação Nacional do Índio'.
“É muito importante que o Brasil e o mundo entenda que somos povos”, diz. A ministra relembra que “povos indígenas” é consolidado na Constituição Federal e nos tratados internacionais e, mesmo assim, o termo não é majoritariamente utilizado.
Leia também: Sonia Guajajara explica como Ministério dos Povos Indígenas dialoga com outras Pastas
“A maioria da sociedade ainda nos chama de ‘índios’ de uma forma pejorativa, depreciativa e chegando até a ser racista”, afirma, “é importante que as pessoas entendam que nós temos costumes, culturas e tradições diferentes”.
Sonia Guajajara ainda explica que o contato com artistas do entretenimento e cultura é fundamental para amplificar esse entendimento para alcançar mais pessoas.
Assista ao trecho:
Participam da bancada de entrevistadores Luana Genot, diretora executiva do ID_BR, Rubens Valente, jornalista da Agência Pública, Gustavo Faleiros, editor de investigações ambientais do Pulitzer Center, Helena Corezomaé, repórter do portal Primeira Página (MT), e Leticia Leite, repórter colaboradora em SUMAÚMA: Jornalismo do centro do mundo.
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
Assista ao programa completo:
Leia também: No Roda Viva, Sonia Guajajara destaca a importância da representatividade indígena e feminina
REDES SOCIAIS