O presidente da China, Xi Jinping, disse nesta terça-feira (21) que o país asiático e a Rússia são "grandes potências vizinhas" e "sócios estratégicos". O líder ainda convidou Vladimir Putin para uma visita à China.
Xi está em Moscou desde a última segunda-feira (20), em uma viagem de três dias a convite do Kremlin. Nesta terça, ele participou de uma reunião com o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, e, nesta tarde, se encontrará novamente com Putin.
O presidente da China declarou que o primeiro-ministro do país, Li Qiang, “seguirá dando prioridade à colaboração estratégica global entre China e Rússia”. "Somos grandes potências vizinhas e amplos sócios estratégicos", disse, de acordo com agências de notícias russas”, completou.
Leia também: Veja os principais pontos abordados por Sonia Guajajara no Roda Viva
Entenda o que é racismo ambiental, citado pela ministra na última segunda-feira (20)
A mídia estatal chinesa ainda afirmou que o premiê russo foi convidado para uma visita ao país asiático. Na segunda-feira (20), Xi e Putin discutiram o plano de paz que Pequim quer apresentar para Rússia e Ucrânia. Porém, o Kremlin não divulgou mais detalhes sobre o conteúdo da conversa entre os dois.
Esta é a primeira viagem do presidente chinês à Rússia desde o início da guerra na Ucrânia. A visita aumenta as tensões com o Ocidente, que acusa Pequim de fornecer armas ao Exército russo. O governo chinês nega.
REDES SOCIAIS