O saldo do vale-refeição dura em média 11 dias por mês, dois menos do que em 2022, segundo levantamento da empresa Sodexo, divulgado nessa terça-feira (21). As empresas calculam o pagamento para 22 dias úteis por mês. Isso significa que trabalhadores pagam metade das refeições do próprio bolso. No ano passado, os trabalhadores tinham saldo por 13 dias.
Leia também: Estado de SP amplia vacinação contra Covid-19 com bivalente para todo público prioritário
O cenário de inflação e juros altos influenciam no tempo de consumo do vale-refeição. A Sodexo diz que empresas de todos os portes aumentaram os valores dos benefícios em 2023. Mas, o aumento não acompanha o custo médio das refeições fora de casa.
Antes da pandemia, em 2019, a duração média do vale-refeição era de 18 dias. O levantamento da Sodexo considerou um valor médio de R$ 40,64 por refeição, da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT ).
Dados publicados pós-quarentena indicam que milhões de brasileiros substituíram o arroz, feijão e carne por lanches e salgados, para adaptar as refeições aos preços do mercado.
REDES SOCIAIS