Notícias

Comissão do Senado aprova projeto de transporte escolar para universitários de baixa renda

Projeto prevê que a União, em articulação com estados, Distrito Federal e municípios, preste assistência técnica e financeira


21/03/2023 17h23

A Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (21), o projeto que garante transporte escolar aos estudantes de baixa renda da educação superior. O PL 4.196/2019 segue para análise da Câmara dos Deputados se não houver recurso para análise no Plenário do Senado. As informações são da Agência Senado.

A proposta, do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), foi aprovada na forma do substitutivo elaborado pela relatora, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394, de 1996) e prevê que a União, em articulação com estados, Distrito Federal e municípios, preste assistência técnica e financeira para o fornecimento de transporte escolar a alunos de baixa renda.

Leia também: Na semana do Dia Mundial da Água, Opinião debate a crise hídrica e os conflitos mundiais

Inicialmente, o projeto dava a atribuição aos municípios, DF e estados. Mas a relatora lembrou que a União é a maior responsável pela educação superior, tanto pública quanto privada.

“Para a coerência da norma geral, e para potencializar a sua eficácia, a incumbência em análise deve ser imputada à União, devendo ser inserida, no âmbito da LDB, entre as obrigações desse ente, na mesma linha da atribuição normativa estabelecida para o transporte escolar sob encargo dos municípios, dos estados e do Distrito Federal”, afirma Professora Dorinha.

Na justificativa do projeto, Kajuru aponta que especialmente os alunos de baixa renda enfrentam dificuldades no deslocamento para universidades.

Leia também: Estado de SP amplia vacinação contra Covid-19 com bivalente para todo público prioritário

“Além do funil representado pela forte disputa no acesso aos cursos das universidades públicas, pela baixa oferta de bolsas de estudo e pela necessidade de recursos para o pagamento de mensalidades em instituições privadas, muitos alunos enfrentam dificuldades de outras naturezas, como os deslocamentos entre suas residências e os estabelecimentos de ensino, principalmente no interior do país. Via de regra, inexistem rotas regulares de transporte entre pequenas localidades e as instituições de ensino”, diz.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vale-refeição dura apenas 11 dias por mês, mostra pesquisa

Estado de SP amplia vacinação contra Covid-19 com bivalente para todo público prioritário

Quem são os narcisistas? Linhas Cruzadas desta quinta-feira (23) discute o tema

Na semana do Dia Mundial da Água, Opinião debate a crise hídrica e os conflitos mundiais

Suspeitos de exploração sexual na Terra Yanomami são investigados por formação de facção