Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Palácio do Planalto
Reprodução/Flickr Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser convidado a participar da reunião do G7. O grupo é composto pelo sete países mais industrializados do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. 

Neste ano, o evento será na cidade de Hiroshima, no Japão, do dia 19 a 21 de maio. A expectativa, segundo o Itamaraty, é de que a ligação de convite do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, aconteça na semana seguinte à da viagem do presidente da República à China.

Leia também: Lula comenta que plano de facção contra Sergio Moro pode ser "armação" do senador

O G7 costuma convidar para suas reuniões, países que não são integrantes do grupo mas que estão em destaque mundial. O objetivo é ouvir outras Nações em desenvolvimento sobre o impacto da economia mundial.

A última participação do Brasil em um encontro do G7 aconteceu 2008, no segundo mandato do atual presidente. O país participou pela primeira vez da reunião em 2003, no primeiro ano de governo de Lula. Depois, foi convidado em 2005, 2006 e 2008.

Eventos para 2023

Com o convite dos países mais industrializados do mundo, é provável que a viagem de Lula à África, prevista inicialmente para maio, mude de data e passe para julho, quando acontece a cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Este ano, o evento será realizada em São Tomé e Príncipe, na costa africana.

Em setembro, seguindo a tradição, Lula da Silva fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque. No mesmo mês, deve ir à reunião do G20, grupo que reune as 20 principais economias do mundo. E em novembro será a vez da COP 28, a cúpula do clima da ONU, nos Emirados Árabes.

Leia também: Metroviários acusam governador de SP de romper acordo para liberar catracas do Metrô