Lula conversa com Arthur Lira sobre rito de MPs antes de ir à China
Tramitação das Medidas Provisórias têm causado tumulto entre os presidentes do Senado e Câmara
24/03/2023 19h59
Segundo informou o ministro Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversará com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre o rito das medidas provisórias. O encontro vai ocorrer antes da viagem de Lula à China, neste domingo (26).
Há previsão de que o encontro aconteça ainda nesta sexta-feira (24), mas não houve confirmação oficial. "O presidente acha que [o encontro] é importante, já que vai viajar com o presidente [Rodrigo] Pacheco", disse o ministro.
Lula se reuniu com ministros na residência oficial e Pimenta conversou com a imprensa na saída do Palácio da Alvorada nesta sexta-feira (24). O presidente não fez a reunião no Palácio do Planalto, local de expediente, porque foi diagnosticado com uma pneumonia leve.
Segundo ministro, Lula está se recuperando bem e a viagem para a China está mantida.
Leia também: Após greve do metrô, Procon-SP notifica aplicativos de transporte por variação nos preços
Entenda o caso
A polêmica sobre a tramitação das medidas provisória tem gerado colisão entre Senado e Câmara, por causa das regras de votação das Medidas Provisórias (MP). Pela Constituição, a discussão começa em uma comissão mista com senadores e deputados, e depois segue para os plenários.
Durante a pandemia, para facilitar a tramitação, as MPs começaram a ir direto para o plenário. Com o controle da covid-19 e a vacinação, os senadores pediram a volta da comissão mista.
Nesta quinta-feira (23), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, decidiu retomar as comissões mistas para a análise das Medidas enviadas pelo presidente Lula ao Congresso Nacional. A medida desagradou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que afirmou que a Casa que preside não concorda com a decisão do senador.
Os senadores alegam que algumas das Medidas Provisórias chega ao Senado faltando pouco para sair do prazo e eles não tem tempo de avaliá-las.
Relembre o Roda Viva com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco:
REDES SOCIAIS