Notícias

Moraes diz que redes sociais foram “instrumentalizadas” nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Durante audiência pública sobre Marco Civil da Internet, ministro afirmou que modelo atual de gestão e uso da internet é “ineficiente”


28/03/2023 17h11

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, durante audiência pública sobre Marco Civil da Internet nesta terça-feira (28), que as redes sociais foram “instrumentalizadas” nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Segundo Moraes, esse movimento foi possibilitado pelo modelo atual de gestão e uso da internet, o qual classificou como “ineficiente e falido”, não só no Brasil mas no mundo. O ministro afirmou ainda que o atual modelo destrói reputações, dignidades e aumenta o número de depressão e suicídio de adolescentes.

Leia também: “Escolas precisam se aproximar dos estudantes", alerta especialista após ataque em SP

Para Moraes, provedores e redes não podem achar que só por serem depositárias de informações não têm responsabilidade nenhuma sobre os conteúdos, que “são terra de ninguém”.

A audiência convocada pelo STF teve como objetivo debater a responsabilidade de provedores e de aplicativos de internet sobre conteúdos ilícitos ou ofensivos postados por seus usuários.

Estavam presentes também os ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, relatores de dois recursos com repercussão geral que discutem regras referentes ao chamado Marco Civil da Internet, além dos ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.

Leia também: Tarcísio de Freitas passa bem após procedimento para a retirada de cálculo renal

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Escolas precisam se aproximar dos estudantes", alerta especialista após ataque em SP

Após três anos da 1ª morte, Brasil atinge 700 mil vítimas da Covid-19

Tarcísio de Freitas passa bem após procedimento para a retirada de cálculo renal

Solidão é tema do Linhas Cruzadas desta quinta-feira (30)

Lula volta a despachar do Palácio do Planalto nesta quarta-feira (29), diz ministro